fbpx

Adolescência e Escolha – um espaço ritual para a escolha profissional através do Sandplay e dos sonhos

Fórum de Monografias – 1º Semestre de 2021

14/06 às 20h30 – Gratuito, on-line e ao vivo

Adolescência e Escolha – um espaço ritual para a escolha profissional através do Sandplay e dos sonhos

No processo de escolha profissional, o adolescente que se vê diante do desafio de escolher uma profissão, tem a oportunidade de vivenciar a importância das imagens inconscientes em sua vida, em suas escolhas.

 

A escolha é um poder a ser conquistado e desenvolvido. Na adolescência, o jovem precisa investir para conquistar sua autonomia e poder delimitar seu “território psíquico”, elementos básicos para conquistar seu poder de escolha. Nesse momento da vida percebemos uma grande ativação de conteúdos inconscientes que precisam ser acolhidos pela consciência, e são elementos básicos para que a escolha se desenvolva de forma mais ampla.

 

Há 29 anos venho desenvolvendo uma forma de trabalhar com a escolha profissional nessa direção e minha monografia, escrita em 2003, foi um marco importante no processo de desenvolvimento desse trabalho. Mais tarde, ela foi a base do meu livro, com o mesmo título, publicado em 2009. Ela descreve esse trabalho de escolha profissional onde jovens experimentam uma vivência intensa que engloba a produção de imagens de Sandplay (criação de cenas com miniaturas na areia) e o exercício de observação de sonhos. A partir desse material o jovem vive o desafio de olhar e reconhecer sua vida interior e depois explorar de forma ampla a realidade do mundo exterior em que está inserido, buscando assim, um maior embasamento para a questão de escolha vivida nesse momento de vida.

patricia

Analista

Patrícia Gimenez

Analista junguiana, membro da SBPA/IAAP. Mestre em Psicologia Social pelo IPUSP (Instituto de Psicologia da USP). Autora do livro: Adolescência e escolha – um espaço ritual para a escolha profissional através do Sandplay e de Sonhos – Ed. Casa do Psicólogo.

Isabel

Coordenação

Isabel F. R. Labriola

Psicóloga e membro analista da SBPA e IAAP.

Inscreva-se pelo Sympla

Dúvidas?

Entre em contato através do formulário abaixo.